Links Úteis

 

Conselho Federal de Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia – CFP é uma autarquia de direito público, com autonomia administrativa e financeira, cujos objetivos, além de regulamentar, orientar e fiscalizar o exercício profissional, como previsto na Lei 5766/1971, regulamentada pelo Decreto 79.822, de 17 de junho de 1977,  deve promover espaços de discussão sobre os grandes temas da Psicologia que levem à qualificação dos serviços profissionais prestados pela categoria à sociedade.

Órgão central do Sistema Conselhos, o CFP tem sede e foro no Distrito Federal e jurisdição em todo o território nacional.

http://site.cfp.org.br

Sistema de Conselhos

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) formam, juntos, o Sistema Conselhos.

O CFP e os Conselhos Regionais foram criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971 , regulamentada pelo Decreto 79.822, de 17 de junho de 1977. A lei define que os Conselhos são dotados de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira.

O Conselho Federal de Psicologia é o órgão supremo dos Conselhos Regionais,
com jurisdição em todo o território nacional e sede no Distrito Federal.


escola-brasileira-de-psicanalise

Escola Brasileira de Psicanálise

Escola Brasileira de Psicanálise – Escola do Campo Freudiano (EBP – ECF), fundada a 30 de abril de 1995 pela Associação Mundial de Psicanálise (AMP), no Rio de Janeiro, inscreve-se no movimento de reconquista do Campo Freudiano lançado por Jacques Lacan no dia 21 de junho de 1964, ao fundar sua Escola.

A EBP tem por objetivo a psicanálise e, por finalidade, a restauração de sua verdade e a transmissão de seu saber, oferecendo-o ao controle e ao debate científico. Ela ministra uma formação e garante a relação dos psicanalistas, seus membros, com esta formação, colocando-a em debate.

http://ebp.org.br

Associação Mundial de Psicanálise

A criação da Associação Mundial de Psicanálise, anunciada no dia 3 de janeiro de 1992 em Buenos Aires, foi declarada em Paris em 7 de janeiro.

Pelo “Pacto de Paris” assinado em 1 de fevereiro de 1992, a Associação conferiu à época a qualidade de Escola reconhecida às seguintes Escolas: École de la Cause Freudienne (1981), Escola do Campo Freudiano de Caracas (1986), École Europenne de Psychanalyse (1990), e Escuela de la Orientación Lacaniana (1992). Os estatutos foram estabelecidos em Caracas em 29 de julho do mesmo ano.

A Associação tem por objeto promover a psicanálise em conformidade com a orientação dada por Jacques Lacan ao campo aberto por Freud. Ela reúne as Escolas do Campo Freudiano existentes atualmente, divididas, desde julho de 2002, em EFP (EuroFederação de Psicanálise) e FAPOL (Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana). Fazem parte da EFP: ECF (École de la Cause Freudienne), ELP (Escuola Lacaniana de Psicoanalisis), SLP (Scuola Lacaniana de Psicoanalisi), NLS (New Lacanian School). Fazem parte da FAPOL: EOL (Escuela de la Orientación Lacaniana), NEL (Nueva Escuela Lacaniana) e EBP (Escola Brasileira de Psicanálise). A Associação coordena suas atividades com a Associação da Fundação do Campo Freudiano, e os Institutos do Campo Freudiano. Os Encontros Internacionais, a cada dois anos, passaram a ocorrer, desde o ano de 2003, separadamente na Europa e na América.


logo_ABP

Associação Brasileira de Psiquiatria

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP), fundada em 13 de agosto de 1966, é uma associação civil, de caráter científico, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e forma federativa, com sede e foro no Rio de Janeiro, RJ, que objetiva congregar os médicos psiquiatras que atuam no Brasil.

http://www.abp.org.br/portal/


logo-febrapsi-federacao-brasileira-de-psicanalise

Federação Brasileira de Psicanálise

A FEBRAPSI congrega as sociedades psicanalíticas brasileiras filiadas à Associação Psicanalítica Internacional (IPA), organizando suas atividades de divulgação, difusão e ensino de psicanálise em nosso território, além da participação na Federação Latino-americana (FEPAL).

http://febrapsi.org.br